InícioBENÉFICIOS5 passos para consultar o PIS pelo CPF e receber o seu...

5 passos para consultar o PIS pelo CPF e receber o seu abono salarial

Você sabe o que é o PIS e como consultar o seu saldo pelo CPF? O PIS é o Programa de Integração Social, um benefício que todo trabalhador com carteira assinada tem direito. Ele é pago anualmente pela Caixa Econômica Federal, e pode chegar até um salário mínimo.

Mas para receber o seu PIS, você precisa atender a alguns requisitos, como ter trabalhado pelo menos 30 dias no ano anterior, ter recebido até dois salários mínimos por mês e estar cadastrado no programa há pelo menos cinco anos.

Além disso, você precisa saber o seu número do PIS, que é o mesmo do NIS (Número de Identificação Social) ou do PASEP (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público), no caso dos servidores públicos.

Mas se você não sabe ou não lembra o seu número do PIS, não se preocupe. Neste artigo, eu vou te ensinar como consultar o PIS pelo CPF, de forma rápida e fácil. Vamos lá?

Como surgiu o PIS e qual é a sua importância

O PIS foi criado em 1970, com o objetivo de integrar os trabalhadores ao desenvolvimento econômico e social do país. Ele funciona como um fundo, onde as empresas depositam uma contribuição mensal, proporcional ao seu faturamento.

Esse fundo é usado para financiar programas sociais, como o seguro-desemprego, o abono salarial e o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). O PIS também é uma forma de distribuir a renda entre os trabalhadores, já que uma parte do fundo é destinada ao pagamento do abono salarial.

O abono salarial é um direito de todo trabalhador que recebe até dois salários mínimos por mês e que está cadastrado no PIS há pelo menos cinco anos. Ele é pago de acordo com um calendário, que leva em conta o mês de nascimento do beneficiário.

O valor do abono salarial varia de acordo com o tempo de trabalho no ano anterior. Quem trabalhou 12 meses, recebe um salário mínimo. Quem trabalhou menos, recebe proporcionalmente. Por exemplo, quem trabalhou 6 meses, recebe metade de um salário mínimo.

Como consultar o PIS pelo CPF e saber se você tem direito ao abono salarial

Para consultar o PIS pelo CPF, você tem algumas opções. Você pode usar o aplicativo da Carteira de Trabalho Digital, o aplicativo do FGTS, o site da Caixa, o telefone da Previdência Social ou o portal Meu INSS. Veja como fazer em cada um deles:

  • Carteira de Trabalho Digital: baixe o aplicativo da CTPS digital na versão Android ou iOS. Faça o seu cadastro e acesse o menu “Benefícios”. Lá, você vai encontrar o seu número do PIS e o seu saldo do abono salarial.
  • FGTS: baixe o aplicativo do FGTS na versão Android ou iOS. Faça o seu cadastro e acesse o menu “Extrato”. Lá, você vai encontrar o seu número do PIS e o seu saldo do abono salarial.
  • Caixa: acesse o site da Caixa e clique em “Benefícios e Programas”. Depois, clique em “Benefícios do Trabalhador” e em “PIS”. Em seguida, clique em “Consultar pagamento”. Informe o seu CPF e a sua senha. Se for o seu primeiro acesso, faça o seu cadastro. Lá, você vai encontrar o seu número do PIS e o seu saldo do abono salarial.
  • Previdência Social: ligue para o telefone da Previdência Social (135). Selecione a opção 5 e fale com um atendente. Ele vai confirmar os seus dados cadastrais e informar o seu número do PIS. O atendimento está disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h. 2
  • Meu INSS: acesse o portal Meu INSS e faça o seu login. Se for o seu primeiro acesso, faça o seu cadastro. Acesse o menu “Extratos” e depois “Extrato de Contribuições”. Lá, você vai encontrar o seu número do PIS e o seu saldo do abono salarial. 3

Dúvidas comuns sobre o PIS e o abono salarial

Agora que você já sabe como consultar o PIS pelo CPF, veja algumas dúvidas comuns sobre o benefício:

  • Qual é a diferença entre o PIS e o PASEP? O PIS é o programa destinado aos trabalhadores da iniciativa privada, e o PASEP é o programa destinado aos servidores públicos. Ambos têm as mesmas regras e valores, mas são administrados por bancos diferentes. O PIS é pago pela Caixa, e o PASEP é pago pelo Banco do Brasil.
  • Como saber se eu tenho direito ao abono salarial? Para ter direito ao abono salarial, você precisa atender aos seguintes requisitos: estar cadastrado no PIS ou no PASEP há pelo menos cinco anos; ter trabalhado com carteira assinada por pelo menos 30 dias no ano anterior; ter recebido até dois salários mínimos por mês; e ter os seus dados atualizados pela empresa na Relação Anual de Informações Sociais (Rais) ou eSocial.
  • Quando e como eu recebo o abono salarial? O abono salarial é pago de acordo com um calendário, que leva em conta o mês de nascimento do beneficiário. O pagamento começa em fevereiro e vai até dezembro do ano seguinte. Você pode receber o abono salarial de três formas: pelo crédito em conta, se você tiver conta na Caixa ou no Banco do Brasil; pelo Cartão Cidadão, se você tiver o cartão e a senha; ou pelo saque nas agências da Caixa ou do Banco do Brasil, com o seu documento de identidade e o seu número do PIS ou do PASEP.
  • O que acontece se eu não sacar o abono salarial? Se você não sacar o abono salarial dentro do prazo, você perde o direito ao benefício. O dinheiro volta para o FAT e é usado para financiar outros programas sociais. Por isso, fique atento ao calendário e não deixe de sacar o seu abono salarial.

Conclusão: consulte o PIS pelo CPF e garanta o seu benefício

O PIS é um direito de todo trabalhador com carteira assinada, que pode render até um salário mínimo por ano. Para receber o seu abono salarial, você precisa saber o seu número do PIS e consultar o seu saldo pelo CPF.

Neste artigo, eu te mostrei como consultar o PIS pelo CPF de forma rápida e fácil, usando diferentes opções. Agora, você já sabe se você tem direito ao abono salarial e quando e como você vai receber o seu benefício.

Espero que este artigo tenha sido útil para você. Se você gostou, compartilhe com os seus amigos e familiares. E se você tem alguma dúvida ou sugestão, deixe um comentário abaixo. Eu vou adorar saber a sua opinião. Até a próxima!

Esther Pizarro
Esther Pizarro
Especialista em Marketing Digital, gestão de campanhas de mídia online, produção de conteúdo para blogs e redes sociais, gestão de redes sociais, SEO, e-mail marketing e escrevo regularmente para o noticiadehoje.net
ARTIGOS MAIS RECENTES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

OS MAIS POPULAR