InícioBENÉFICIOS4 formas de consultar o FGTS e saber quanto você tem para...

4 formas de consultar o FGTS e saber quanto você tem para sacar

Você sabe o que é o FGTS e como consultar o seu saldo? O FGTS é o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, um benefício que todo trabalhador com carteira assinada tem direito. Ele é formado por depósitos mensais feitos pelo empregador, equivalentes a 8% do salário do empregado.

O FGTS serve como uma reserva financeira para o trabalhador em caso de demissão sem justa causa, doença grave, aposentadoria, compra da casa própria ou outras situações previstas em lei. Mas para sacar o seu FGTS, você precisa saber quanto você tem disponível e em quais contas.

Neste artigo, eu vou te ensinar como consultar o FGTS de forma rápida e fácil, usando diferentes opções. Você vai aprender a consultar o FGTS pelo CPF, pelo aplicativo, pelo site da Caixa ou pelo telefone. Vamos lá?

Como surgiu o FGTS e qual é a sua importância

O FGTS foi criado em 1966, com o objetivo de proteger os trabalhadores em caso de demissão sem justa causa. Antes do FGTS, os trabalhadores tinham direito à estabilidade no emprego após 10 anos de serviço na mesma empresa. Mas essa regra era pouco cumprida, e muitos trabalhadores eram demitidos antes de completar o tempo necessário.

Com o FGTS, os trabalhadores passaram a ter uma conta vinculada ao seu contrato de trabalho, onde o empregador deposita mensalmente uma parte do salário. Essa conta rende juros e correção monetária, e pode ser sacada em situações específicas.

O FGTS é um direito de todo trabalhador com carteira assinada, seja ele urbano, rural, temporário, avulso, doméstico ou safreiro. O FGTS também é um importante instrumento de desenvolvimento econômico e social do país, pois financia projetos de habitação, saneamento e infraestrutura.

Como consultar o FGTS pelo CPF e saber quanto você tem para sacar

Para consultar o FGTS pelo CPF, você tem algumas opções. Você pode usar o aplicativo da Carteira de Trabalho Digital, o aplicativo do FGTS, o site da Caixa ou o telefone da Previdência Social. Veja como fazer em cada um deles:

  • Carteira de Trabalho Digital: baixe o aplicativo da CTPS digital na versão Android ou iOS. Faça o seu cadastro e acesse o menu “Benefícios”. Lá, você vai encontrar o seu número do PIS e o seu saldo do FGTS.
  • FGTS: baixe o aplicativo do FGTS na versão Android ou iOS. Faça o seu cadastro e acesse o menu “Extrato”. Lá, você vai encontrar o seu número do PIS e o seu saldo do FGTS. Você também pode consultar o seu extrato completo, com todas as contas ativas e inativas, e simular o valor do saque-aniversário ou do saque-rescisão.
  • Caixa: acesse o site da Caixa e clique em “Benefícios e Programas”. Depois, clique em “Benefícios do Trabalhador” e em “FGTS”. Em seguida, clique em “Consultar pagamento”. Informe o seu CPF e a sua senha. Se for o seu primeiro acesso, faça o seu cadastro. Lá, você vai encontrar o seu número do PIS e o seu saldo do FGTS.
  • Previdência Social: ligue para o telefone da Previdência Social (135). Selecione a opção 5 e fale com um atendente. Ele vai confirmar os seus dados cadastrais e informar o seu número do PIS. O atendimento está disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h.

Dúvidas comuns sobre o FGTS e o saque

Agora que você já sabe como consultar o FGTS pelo CPF, veja algumas dúvidas comuns sobre o benefício:

  • Qual é a diferença entre conta ativa e conta inativa do FGTS? A conta ativa do FGTS é aquela que está vinculada ao seu contrato de trabalho atual, ou seja, que recebe depósitos mensais do seu empregador. A conta inativa do FGTS é aquela que está vinculada a um contrato de trabalho encerrado, ou seja, que não recebe mais depósitos do seu empregador.
  • Quando eu posso sacar o FGTS? Você pode sacar o FGTS em algumas situações previstas em lei, como: demissão sem justa causa, término do contrato por prazo determinado, aposentadoria, doença grave, compra da casa própria, idade igual ou superior a 70 anos, entre outras. Você também pode optar pelo saque-aniversário, que permite sacar uma parte do saldo do FGTS todo ano, no mês do seu aniversário, ou pelo saque-rescisão, que permite sacar o saldo total do FGTS em caso de demissão sem justa causa ou término do contrato por prazo determinado.
  • Como eu faço para sacar o FGTS? Para sacar o FGTS, você precisa ter em mãos o seu documento de identidade, o seu número do PIS e a sua carteira de trabalho. Você pode sacar o FGTS de três formas: pelo crédito em conta, se você tiver conta na Caixa ou no Banco do Brasil; pelo Cartão Cidadão, se você tiver o cartão e a senha; ou pelo saque nas agências da Caixa ou do Banco do Brasil, com o seu documento de identidade e o seu número do PIS.

Conclusão: consulte o FGTS pelo CPF e saiba quanto você tem para sacar

O FGTS é um benefício que todo trabalhador com carteira assinada tem direito, e que pode ser usado em momentos de necessidade ou de realização de sonhos. Para sacar o seu FGTS, você precisa saber quanto você tem disponível e em quais contas.

Neste artigo, eu te mostrei como consultar o FGTS pelo CPF de forma rápida e fácil, usando diferentes opções. Agora, você já sabe quanto você tem para sacar e em quais situações você pode sacar o seu benefício.

Espero que este artigo tenha sido útil para você. Se você gostou, compartilhe com os seus amigos e familiares. E se você tem alguma dúvida ou sugestão, deixe um comentário abaixo. Eu vou adorar saber a sua opinião. Até a próxima!

Esther Pizarro
Esther Pizarro
Especialista em Marketing Digital, gestão de campanhas de mídia online, produção de conteúdo para blogs e redes sociais, gestão de redes sociais, SEO, e-mail marketing e escrevo regularmente para o noticiadehoje.net
ARTIGOS MAIS RECENTES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

OS MAIS POPULAR